Siga-nos

Waterloo

14 set Waterloo

Fim do período Napoleônico, Waterloo foi um marco muito importante na consolidação da Europa de hoje e é sempre bom relembrarmos.

A Famosa batalha ocorreu na Bélgica em 1815 entre o Duque de Wellington da Inglaterra que reunia ao seu lado Rússia, Prússia e Austría (118.000 homens) contra as forças Napoleônicas (72.000 homens).

Coincidindo, com a fuga de Napoleão de Elba, os líderes Europeus estavam reunidos na convenção de Vienna e decidiram, que a águia (Napoleão), não poderia voltar ao poder. Concluíram também que um país sozinho (França), não poderia possuir a enormidade de poder, que congregou no período napoleônico.

Era portanto, Napoleão x Europa e a Bélgica seria o local provável do embate principal.

Na época, Wellington estava baseado em Paris, e já sabedor que um conflito armado estava a caminho, quando dirigia-se a Paris fez um percurso diferente passando pela Bélgica e assim estudou o provável terreno da batalha.

Opondo estratégias de combate muito distintas, Napoleão combatia em linha e Wellington em formação retangular ou quadrada “square”.

Wellington também tinha uma tática bem eficiente de combater, ele escolhia sempre as áreas superiores do terreno e aguardava o combate vir até ele. Contando também com a ajuda da chuva torrencial, lutando de cima para baixo, sempre em formação “square” e apoiado pelo enorme contingente Prussiano.

Uma das batalhas mais emblemáticas e sangrentas da Historia do século IXX marcou o curso da vida na Europa para sempre. Quarenta e oito mil homens foram mortos em batalha.

Autor: Luiz Barros.

Gostou de nosso texto, siga-nos no Face ou Insta usando os links abaixo.

https://www.facebook.com/www.kitar.com.br/

https://www.instagram.com/kitar.com.br/ 

Sem comentários

Adicione um comentário