Siga-nos

OMAHA BEACH

01 set OMAHA BEACH

Já se passaram 73 anos e muita gente já se esqueceu ou não conhecem a praia de Omaha, nas costas da Normandia na França.

Palco do começo do fim de segunda gerra mundial, Omaha Beach, viveu o ápice da retomada dos aliados contra as forças Alemãs invasoras.

Na maior operação de guerra de todos os tempos; Estados Unidos, Inglaterra e Canadá mudaram para sempre os destinos do ocidente e por tal feito sofreram baixas enormes, aproximadamente 5,4 mil homens.

Atualmente, todo mundo conhece a Torre Eiffel. Mas poucos, muito poucos, dão valor ou conhecem a grandiosa importância da Normandia. Sua costa de 80 km foi dividida em cinco codinomes envolvidos na invasão, são elas; Omaha, Juno, Utah, Gold e Sword.

Em 6 de Junho de 1944, a Europa resfolegava atravessando seu quarto ano de guerra total, Paris tinha virado o playground dos alemães.

Humilhada e dividida, a França já tinha perdido a conta das pilhagens de obras de arte e estupros cometidos.

Foi por meio das praias, Omaha, Juno, Utah, Gold e Sword, que a esperança de vitoria recomeçou, sendo que, após somente 11 meses, em 8 de maio de 1945 a guerra tinha acabado na Europa. 

Todos os anos em 6 de Junho são feitas diversas comemorações em homenagem ao dia D pelos aliados.

Entretanto no resto do mundo, América do Sul, África ou Ásia, pouco se sabe ou comemora.

Autor: Luiz Barros.

Gostou de nosso texto, siga-nos no Face ou Insta usando os links abaixo.

https://www.facebook.com/www.kitar.com.br/

https://www.instagram.com/kitar.com.br/ 

Sem comentários

Adicione um comentário