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A Crise de Diálogo

19 jan A Crise de Diálogo

Todos nós já discutimos muito sobre crise em 2016, e nos seus vários âmbitos : crise econômica, social, política, moral, etc.
Vamos falar agora sobre outro tipo de crise:

A crise do diálogo!

Em qualquer conversa entre pessoas que estejam vivendo um momento de crise, sob forte pressão emocional e mental, onde haja um conflito de ideias ou interesses, haverá sempre um perigo rondando tais circunstâncias, chama-se: Discussão/Agressão Verbal!

Apesar de ficar bem fácil perceber quando e como a discussão começa, nem sempre pode-se prever quando e como ela irá terminar.

Toda discussão tem início sempre através de comportamentos agressivos das mais variadas formas, de acordo com o perfil biopsicosocial das pessoas envolvidas : desde as expressões faciais de raiva, altivez, desprezo, etc ; aumento de tom e ritmo de voz com pausas abruptas de silêncio; agressões verbais na forma de acusações, pré-julgamentos, etc; com representação sucessiva e intercalada de papéis entre as partes, seja de vítima, agressor ou de salvador ( triângulo de Dramas ), o que pode chegar, infelizmente, até mesmo em agressões físicas.

Vale lembrar que todo conflito de ideias ou interesses pode resultar em discussões, quando o que está sendo discutido, venha causar uma profunda ansiedade entre as partes, caso sintam que seus valores ou crenças estejam sendo ameaçados ou violados.

Basta notar quando uma discussão termina, e os ânimos vão ficando mais apaziguados, na medida que as pessoas vão recobrando o equilíbrio de suas emoções e se recompondo, começam a discorrer inúmeras “explicações” para eventuais comportamentos.

Na minha experiência profissional, quando conduzo pessoas numa transição de discussão para o diálogo, independentemente do problema e de suas circunstâncias, procuro sempre criar um ambiente seguro entre as partes, permitindo que cada uma das pessoas envolvidas, encontre em sua própria mente, um estado emocional mais favorável para uma consciência mais ampla de si mesmo e sobre a situação, que acaba promovendo uma reflexão sobre novas possibilidades de soluções em momentos de crises.

Dessa forma, permito que a palavra DIÁLOGO traga de volta da Grécia Antiga, seu significado mais original ( “Dia” significa “através de” e “logos” dentre seus vários significados : ” causa”, “motivo” ou “conhecimento”, “razão de alguma coisa”, etc ) mas que particularmente, gosto de traduzir em uma frase :
“Diálogo é toda comunicação através de palavras, mediante o uso correto da razão desde que resulte entre as partes um sentido melhor de realidade”.

Essa é a abordagem do Coaching com PNL !

Autor : Northon Dengler
http://linkedin.com/in/northondengler

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