Siga-nos

Coaching com PNL

16 dez Coaching com PNL

A PNL , é a sigla utilizada para designar Programação Neurolinguística.

De forma bem simplificada, eu arriscaria a minha definição associando duas outras definições de dois grandes ícones da PNL, Richard Bandler e Joseph O’ Connor :

“PNL é o estudo de como estruturamos os nossos pensamentos, sentimentos e linguagem ao entrarmos em contato com a realidade, ao mesmo tempo em que, nos comportamos e atribuímos significado a essas experiências”.

Assim, ao tomarmos consciência da realidade através dos nossos cinco sentidos, construímos em nossa mente, o que acreditamos ser a sua “cópia fiel”, o que para muitos de nós, explica por si só, os nossos comportamentos.

Porém, o que explica NEM SEMPRE se justifica!

Um dos princípios fundamentais da PNL, se resume numa frase de Alfred Korzybski (1879-1950) que foi um matemático, filósofo e criador da Semântica Geral, e diz o seguinte : “o mapa não é o território”.

Ou seja, o mapa que construímos em nossa mente, é apenas a nossa representação interna da aprendizagem experiencial da realidade.

Assim sendo, através de técnicas de PNL que utilizamos durante a conversação num processo de Coaching com PNL, abrimos a possibilidade de uma nova perspectiva sobre o mesmo assunto, que irá revelar em um novo “jeito de olhar” a mesma situação.

O Coach com uma abordagem de Coaching com PNL acompanha o cliente (ou coachee como é chamado ) durante todo o processo de busca pelo seu objetivo, auxiliando a desenvolver as competências necessárias, resultando ao participante, conhecimento e oportunidades para o seu crescimento pessoal e/ou profissional.

Enfim, dito isso, resumiria tudo da seguinte forma :

A abordagem de Coaching com PNL atua através do DIÁLOGO, numa mudança no MODO de PENSAR e do AGIR, através de um processo de APRENDIZAGEM.

Autor : Northon Dengler
http://linkedin.com/in/northondengler

Sem comentários

Adicione um comentário