Siga-nos

O ciclo de recuperação da economia brasileira

o-ciclo-de-retomada-da-economia-brasileira

13 out O ciclo de recuperação da economia brasileira

Como já falamos em uma matéria anterior, a economia é feita de ciclos. Cada fase, boa ou ruim, é cíclica e assim como a vida, tem um começo, meio e fim. Muitas vezes,  a fase mais difícil de um ciclo ruim pode ser a que antecede o seu fim. Neste artigo vamos falar sobre o ciclo de recuperação da economia brasileira.

Paciência para combater a crise

Sabemos que crise atual não começou ontem. É um processo que vem deteriorando as contas públicas a mais de uma década. Neste contexto, não se resolverá também do dia para a noite. Acreditamos que estamos quase no fundo do posso econômico, mas do ponto de vista político, já tivemos uma mudança de cenário, com um novo governo apoiado para aprovar as novas reformas e religar o motor da economia.

O último ciclo da crise

As reformas apontadas, previdência e teto de gastos fiscais fazem parte desta retomada que começa seu penúltimo ciclo em novembro de 2016. Ciclo este que será inaugurado oficialmente após a conclusão das eleições municipais. Passadas as eleições e aprovadas as reformas previstas, sofreremos mais uma contração relevante/significativa. Esta contração será marcada pelo fechamento da torneira dos gastos públicos. Provavelmente a inflação vai baixar e o desemprego irá acelerar ainda mais. O que poderá parecer uma tempestade perfeita, será de fato o último ciclo da crise, e deverá se descortinar no segundo trimestre de 2017.

As expectativas para o futuro

Diante desta última contração na economia brasileira já combalida, as empresas e famílias endividadas terão que aguardar e se manter firmes para mais esta gincana de eventos para poder finalmente ganhar fôlego e começar a ver os sinais de recuperação e prosperidade que nos aguardam em um futuro próximo.  

Para passar por este processo será necessário ter paciência, determinação e fé, pois depois da tempestade sempre vem a bonança.

 

Sem comentários

Adicione um comentário